Quantidade de BTU's

BTU é a sigla correspondente a British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica, que é a unidade de medida que determina a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura e determinar a potência de refrigeração, que variam de acordo com a metragem do espaço em que o aparelho de ar condicionado será instalado, garantindo que refrigere de forma adequada o local, evitando gastos com aparelhos desnecessariamente mais potentes ou a compra de aparelhos que ofereçam desempenho abaixo do necessário.

Para refrigerar um cômodo, são necessários entre 600 e 800 BTU's por m². Pode-se usar a base de 600 BTU's quando o ambiente não tiver incidência de sol. Já os 800 BTU's devem ser considerados em locais onde há raios de luz diariamente. Com base nisso, meça o cômodo em que o ar condicionado será instalado. A quantidade de pessoas que frequenta o local também influenciará no resultado final, recomenda-se somar 600 BTU's (ou 800, se houver incidência de sol) para cada usuário adicional do espaço (o primeiro usuário não conta).

Sendo assim, usando como exemplo um local sem incidência de sol, de 15m² cujo uso é de duas pessoas: (600 x 15) + 600 = 9600. Ou seja, você deve adquirir um aparelho que comporte aproximadamente essa capacidade, assim terá a certeza de obter um ar condicionado que atenda sua necessidade na medida certa.

Tipos de Aparelhos

Split Hi Wall Convencional

É o mais popular dos modelos de ar condicionado split. O ar condicionado Split Hi Wall, como o nome diz, é um Split que tem sua instalação feita na parte de cima da parede (High=alto, Wall=parede), também conhecido como "de parede". Esses aparelhos de ar condicionado são facilmente encontrados em casas e estabelecimentos comerciais de pequeno porte.

Split Hi Wall Inverter

Os aparelhos de ar condicionado Split Inverter são capazes de atingir a temperatura desejada rapidamente e mantê-la constante, com pouca oscilação de energia. O sistema inverter é responsável por controlar a velocidade de rotação do compressor do ar condicionado, conforme a necessidade de refrigeração do ambiente. Obs.: ainda não existe no mercado modelos janela com tecnologia inverter.

Split Piso Teto

O ar condicionado Split Piso Teto é um modelo que traz a possibilidade de ser instalado no piso ou no teto e conta com um forte desempenho para refrigeração, indicado para ambientes comerciais. A capacidade de refrigeração do ar condicionado piso teto pode variar de 18.000 a 80.000 BTU's. Porém, os modelos mais procurados são os de capacidade de 30.000 a 60.000 BTU's.

 

 

Split Cassete

Split Cassete, modelo de ar condicionado que possui até quatro vias para a saída do ar e pode ser instalado no teto ou no forro. O cassete é indicado para ambientes de médio porte, tanto residenciais quanto comerciais. Pode ser encontrado, principalmente, em salas de aula em universidades, bancos, escritórios, salões de festas, etc.

Split Window

O Window Split é uma mistura de ar condicionado janela com o tradicional ar condicionado Split, ou seja, você pode ter toda tecnologia de um Split instalado na abertura da parede onde são instalados os aparelhos comuns (janeleiros). Alguns fabricantes disponibilizam essa inovação em ar condicionado, muito indicado para aquelas pessoas que possuem interesse em instalar um ar condicionado Split mas não podem comprometer a estrutura da construção ou modificar a estética da fachada.

Multi Split Inverter

Máximo de conforto com o mínimo de espaço. A utilização da mais avançada tecnologia de controle de capacidade Inverter e compressores scroll, permitem a máxima eficiência energética, durabilidade e silêncio. Foram especialmente desenvolvidos para residências ou pequenos estabelecimentos comerciais, que possuem apenas alimentação de energia monofásica e pouco espaço para instalação. O controle de capacidade variável inverter permite que se obtenha uma temperatura muito mais estável.

 

 

Cortina de Ar

Foram desenvolvidas para proteger o seu ambiente contra insetos, poeira, poluição e mudanças de temperatura. Também atuam como um eficiente condicionador de ar. São instaladas de maneira simples em qualquer ambiente, possuem baixos níveis de ruído e ajudam na redução de energia em lugares refrigerados com ar condicionado. Além dessas vantagens, o investimento para adquirir uma cortina de ar é pequeno e sua instalação não afeta a estrutura do ambiente.

Ar Condicionado Janela

Indicado para pessoas que moram em ambientes pequenos e habitam casas ou condomínios onde não haja restrições de ruído. Caso não tenha espera (buraco) pronta para o ar condicionado, é preciso ser feita uma abertura na parede para colocação do ar tipo janela. Logo, é indicado para quem tem casa própria ou caso seja locatário, tenha permissão para colocar uma abertura.

Ar Condicionado Split Dutado

Nos modelos comuns de ar condicionado, o ar vem de fora, é resfriado e devolvido geladinho ao ambiente por uma única saída. No modelo com dutos, um único aparelho usa diversos tubos para distribuir e enviar o ar frio para muitos espaços. O split é usado como um aparelho central, devendo sempre ser de grande potência nesses casos. É a climatização simultânea de vários ambientes ao mesmo tempo!